quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ásana em Dupla - O que vamos aprender

Workshop Ásana em Dupla
Sábado, 19 às 15h
Duração: 2h a 2,5h
Inscrições Limitadas!


O ásana em dupla auxilia o praticante a conquistar maior flexibilidade, alongamento e tónus muscular. Desenvolve ainda, o aumento da sensibilidade e sensorialidade pelo aparecimento da consciência corporal e consequente auto-conhecimento, bem como da consciência do «outro».

É uma ótima ferramenta para que os instrutores estimularem a evolução dos seus alunos, a interacção e integração dos praticantes, e proporcionar um ambiente mais descontraido, alegre e divertido.



Características do ásana

Para ser considerado ásana não basta apenas executar a técnica corporal, é
necessário coordenar a respiração e ter uma atitude interior específica. A técnica corporal tem de ser firme para conquistar uma boa estabilidade. Além disso, deve ser confortável. Se houver desconforto não é ásana.

De acordo com Patáñjali, o codificador do Yôga Clássico, ásana é toda a posição firme e confortável.
Apelamos e estimulamos para a estética para transmitir beleza, elegância, força da técnica, porém com subtileza.
Lembre-se que, o que se expressa do lado de fora é apenas o reflexo do que vem de dentro.

respiração é consciente, durante todo o tempo. Deve ser profunda, utilizando a respiração abdominal ou completa. E, pausada ou ritmada, colocando uma cadência na respiração para que ela não seja influenciada pelo estado físico, emocional ou mental.

atitude interior complementa o ásana. Além da posição e da respiração, é colocada a ênfase na  localização da consciência. Inicialmente no corpo todo, depois somente na região que for mais solicitada pela posição, em que ocorrerá maior circulação sanguínea, calor e nutrientes para o aumento de força e vitalidade.

Sobre a região localizada, mentalize uma cor, as mais utilizadas são: azul celeste para sedar; e laranja para estimular. Ou pode ainda, visualizar a imagem do seu corpo a executar a técnica corporal, no nível de adiantamento que deseja alcançar. A este procedimento, designamos por mentalização.

Por último, para completar a atitude interior, aplicamos bháva. Bháva é um termo sânscrito que significa colocar toda a atitude, coração e vontade e prazer no momento, para melhor vivenciar a técnica. 


 Texto escrito com base no livro SwáSthya Yôga em Dupla – Gustavo Marson

Sem comentários:

Enviar um comentário