quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Missão do Yôgin

Zelar pelo nosso bom nome e pela nossa boa imagem


Quer o aluno, quanto o instrutor embora de forma diferenciada, possuem uma missão.
A mais preciosa e nobre missão do praticante é zelar de forma activa, pelo bom nome e pela boa imagem da filosofia que preconiza, do seu instrutor, monitor, Mentor e da sua escola.

Esta atitude é revelada através de acções efectivas (Pújá Karman).
Estas acções efectivas são realizadas essencialmente através de dois aspectos:
 - O primeiro é a atitude. O seu comportamento espelha a imagem do seu instrutor, escola e do Método ou filosofia que preconiza. É assim, importante que manifeste uma atitude elegante, cordial, simpática, educada e honesta em todas as suas interacções. Como praticante, estudioso e aluno, lembre-se que é, o nosso cartão de visita. As suas condutas são a imagem da nossa Cultura. Pois é na observação das suas atitudes e comportamento, que as pessoas nos vão avaliar de forma positiva ou negativamente.
 - O segundo é o esclarecimento. Não pretendemos doutrinar ninguém, o que fazemos é esclarecer sobre alguma desinformação, e em outro tipo de situações, até aconselhar. Responder sempre de forma civilizada e simpática, perante um ponto de vista distorcido, ainda que, com um tom de ironia na voz, ou com tendência para a agressão ou para a discussão. Ao tomar esta atitude, não só ,está a prestar um serviço à filosofia, ao Mentor ou à sua escola, como também, está a prestar um serviço que constituí património cultural da Humanidade.
Mas para poder elucidar, defender e esclarecer o que afirma, é necessário deter conhecimento para poder passar informações fidedignas, sem hesitações. Para tanto, aconselhamos que leia e releia os livros por nós recomendados.
Uma outra opção, é portar alguns exemplares do livro de bolso: «Método DeRose, Qualidade de vida», no seu carro, local de trabalho, etc. Este pequeno livro contém muita informação relevante, que foi escrito precisamente para elucidar distorções por falta de informação.

A Luz não deve temer a Treva,
Pois quando as duas se confrontam
É sempre a claridade que faz a escuridão recuar
E nunca o contrário.”
DeRose

1 comentário: