quinta-feira, 26 de maio de 2011

A importância da Meditação

A meditação existe na humanidade há milénios, e por falta de informação por parte de algumas pessoas, actualmente não se tem tirado o proveito desta técnica milenar.

Praticamente tudo o que ocorre no mundo interfere com o nosso dia-a-dia. Mesmo nos nossos pequenos momentos de repouso e de prazer, sentimos tensões que se acumulam na nossa mente. A esse tumultuar de coisas, se cria uma barreira na nossa capacidade de olharmos internamente para nós mesmos e de tentar perceber o motivo ou as causas de grande parte do nosso mau estar sentido.

A maioria das respostas para esse tipo de questões, estão dentro de nós. A meditação é o trajecto para esse encontro connosco em busca de respostas. Porém, o ser humano tende em ir procurá-las fora, o que poderá demorar muito mais tempo.
Por meio desta técnica, ajuda-nos a esvaziar a mente, amplia a nossa capacidade de memória, de concentração e focalização, e proporciona insights, que se traduzem em pequenas fracções de intuição – encontrando soluções e oportunidades face a obstáculos e problemas. Auxilia a gerir melhor o stress, tensões e medos. Amplia a criatividade e o auto-conhecimento.

Muitos dos problemas cardiovasculares se agravam pelo stress, pela emoção de medo e pela exaustão - fruto da necessidade de competição, de produzir cada vez mais e em maior escala, de ambicionar o sucesso de forma desmedida, quase que obsessiva-compulsiva e persecutória. A gestão do stress é importantíssima para a preservação da saúde em todos os domínios, e isso é possível através das técnicas de meditação.

Exige treino, disciplina e paciência. Mas o próprio acto de meditar gera cada vez mais a capacidade de persistência. O que importa é que está a caminhar ao encontro de si de uma forma produtiva e pró-activa.

Pratique esta técnica sob a orientação de um profissional. Junto dele, terá acesso a outras técnicas que conduzirão com maior eficácia e eficiência ao estado de meditação.

Etianette Melo
Instrutora do Método DeRose

“Há metafísica bastante em não pensar em nada.
Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma
E sobre a criação do mundo?
Não sei. Para mim, pensar nisso é fechar os olhos e não pensar"

Fernando Pessoa
“Penso 99 vezes e nada descubro.
Deixo de pensar,
Mergulho no silêncio,
E a verdade me é revelada”.
Einstein


Sem comentários:

Enviar um comentário