terça-feira, 29 de março de 2011

O Curso de Sensibilidade e Auto-conhecimento para mim foi...

“Já sabia, antes do curso, a importância da sensibilidade na relação com o outros e comigo mesmo. Já tinha por essencial o papel do auto-conhecimento na minha vida. E no entanto…
Foi, para além de uma tarde bem passada, um momento para pôr à prova as minhas próprias ideias sobre o assunto. Assisti ao Professor António Pereira expor, de uma forma simples e brilhante, como estes dois palavrões da sociedade moderna têm lugares privilegiados no estilo de vida do Método DeRose, e na vida de cada um; e como dois palavrões poltrões de uma linguagem pop pós-psicanalítica de consumo foram, com franqueza e simplicidade, restituídos ao lugar de conceitos fundamentais da vida e da consciência. Só por isso há que estar grato.

Deixarei os conceitos fundamentais em causa (karma, samskara, ávidya e amigos) para os que, como o Professor, os empregam com destreza. Direi apenas que quem, como eu, almeja a superar-se, a ir mais longe, mudar ou evoluir, reconhece na sensibilidade e no auto-conhecimento, aliados de valor, e no medo, um inimigo tenaz; parte do curso foi um ser reapresentado a estas personagens, como actores na nossa vida, sem floreados nem adoçantes, com 0% de lugares-comuns; a franqueza e partilha de experiências do Professor foram tanto desarmantes como um fruto de generosidade, testemunho à pessoa, e sem dúvida, as que se impunham.

Agora, tenho dificuldade em descrever a parte prática do curso. Foi reveladora e libertadora, mas para entendê-la há que vivenciá-la. Também considero as conclusões que tirei demasiado pessoais para partilhar aqui, salvo… que não há espelho igual ao Outro para nos revermos, no momento em que tocamos algo que não é Eu. O que somos e o que não somos, a medida da nossa receptividade. Revelamo-nos no momento da interacção. Chaves para a Sensibilidade e para o Auto-conhecimento.”

Rodrigo Tomás, aluno no grau de sádhaka


"Relativamente ao curso que tive o privilégio  de frequentar, posso dizer que gostei mesmo muito, nunca tinha feito nada semelhante e estava com uma grandea expectativa, confesso.

No final posso afirmar, que mais que um  curso, considerei uma tarde em que houve uma partilha de experiências muito sincera e objectiva.

Todos nós, no fundo tínhamos as nossas ideias sobre estes temas, mas possivelmente nunca as tínhamos partilhado; nesta partilha conhecendo os outros, aproximei-me mais um pouco de mim própria.

Adorei também as diversas experiências que vivemos, que de uma forma alegre e divertida  completaram as ideia debatidas anteriormente

O Professor Antónia Pereira é um comunicador fantástico!

Obrigado por me terem dado esta oportunidade, foi sem dúvida uma tarde que vai ficar na minha memória, como algo muito positivo

Um xi coração

Paula Castanheira, aluna no grau de sádhaka



"Este é para mim sem dúvida um dos melhores cursos do Método DeRose.

Vivenciar a sensibilidade é a experiência mais deliciosa da vida. Libertar-nos e deixar-nos levar por um subtil toque na pele. Escutar um som harmonioso da natureza, contemplar sobre um olhar terno, escutar uma voz doce, acariciar um simples objecto de forma arredonda, sentir o calor, a respiração e a energia que um corpo humano emana. Sentir a alegria do nosso amigo e a necessidade de apoio quando ele precisa. Sentir o outro, para conhecermos melhor e aos outros, e tudo o que tem vida à nossa volta.

Como ferramenta de auto-conhecimento, alguns aspectos do curso serviram-me para reflectir durante o meu percurso de vida. Outros, de assimilação mais imediata. Engraçado! Algumas coisas transmitidas parecem que foram propositadamente ditas para nós, que têm a ver com a fase da vida que atravessamos, que cai que nem uma luva na nossa consciência.
Outras coisas que foram partilhadas, servem para ser colocadas em prática no nosso dia-a-dia.

Como instrutora do Método DeRose apreciei com satisfação a boa disposição, o à vontade e a receptividade para o aprendizado dos nossos alunos sobre o tema. O qual, considero para alguns alunos com mais tempo de prática do Método. Pelos vistos, estava enganada!

O meu sincero agradecimento ao Prof. António Pereira, meu monitor. Pelo qual tenho uma profunda admiração, carinho e gratidão”

Etianette Melo, Instrutora do Método DeRose


"Como aluna iniciante, tive a preocupação de perceber a perspectiva do Método DeRose sobre conceitos tão importantes como "sensibilidade" e "auto-conhecimento". Acho que aquilo que senti no final do curso prova o impacto desta vivência... Não parei de sorrir nos 3 dias seguintes!!!
O que te parece?
Beijocas",
                                                                                 Catarina Silva, aluna no grau de aspirante



"Este é um dos cursos que mais gostei de fazer até este momento. E já foram muitos!
Mais um momento em que nos tornamos num ser diferente por instantes de extrema sensibilidade, sentindo que o EU e o OUTRO, não são assim tão diferentes.
E para quando este curso nível 2 ou só para instrutores?
Pena aqueles que perderam esta oportunidade… estejam atentos às agendas de cursos das escolas!"


Carlos Cunha, Instrutor do Método DeRose 

"Foi muito instrutivo o curso realizado com o Professor, deu para esclarecer coisas mais delicadas sobre os temas desenvolvidos da sensibilidade e autoconhecimento  e a partilha com os outros colegas foi mesmo enriquecedora, também como as práticas que chamaram mais a nossa atenção.
Um grande agradecimento a todos.
Beijinhos".
Sílvia Carvalho, aluna no grau de sádhaka


"Momento que, proporcionou, através da diversão, um conhecimento do eu e dos outros".

José Miguel Sardinha, aluno no grau de aspirante 


Sem comentários:

Enviar um comentário