quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Hoje é dia de Sat Chakra


Sat Chakra
Sat Chakra é uma modalidade de *Sat Sanga em chakra, em círculo. É um tipo de chakra Sádhana, isto é, prática feita em círculo.
*Reunião em boa companhia, geralmente promovida para executar kirtans -,  uma das modalidade de mantra de efeito melódico e extroversor.
Habitualmente, traz-se para esta prática: Uma flor e um fruto para serem trocados com a pessoa que se sentar ao nosso lado. As mulheres trazem um salgado sem carnes de qualquer tipo e os homens um doce, para serem partilhados e ingeridos após a prática.
O Sat Chakra é uma prática em que os praticantes, em número mínimo de seis pessoas, sentam-se em círculo, no qual executam as seguintes seis partes da prática a saber:
1.       Captação de energia, por meio de pránáyáma, bombeando a energia do ar para o organismo e o prána para os chakras;
2.       Equalização da energia, mediante a utilização de mantra, ao realizar os mesmos mantras, ao mesmo tempo, no mesmo volume e no mesmo ritmo;
3.       Dinamização da energia, pelas palmas, ao atritar os 35 chakras que possuímos em cada mão;
4.       Circulação da energia, dando-se as mãos e fechando a corrente;
5.       Projecção de energia, por mentalização e/ou imposição de mãos;
Porquê utilizamos o Mantra?
A vibração dos ultra-sons que acompanham o vácuo” das vocalizações, tem a finalidade de desobstruir os canais para que o prána possa circular. Prána é o nome genérico da bio-energia. Somente depois desta limpeza é que se pode fazer pránáyáma.
Porquê utilizamos o Pránáyáma?
São respiratórios que bombeiam o Prána para que circule pelas nádis (canais ou meridianos por onde circula o prána) e vitalize todo o organismo. E também, com o objectivo de distribuí-lo entre os milhares pontos energéticos (chakras) em todo o nosso corpo. Bombear aquela energia por canais obstruídos por detritos decorrentes de maus hábitos alimentares, secreções internas mal eliminadas e emoções intoxicantes, pode resultar inócuo ou até prejudicial. Por isso, antes do pránáyáma, procedemos à prévia limpeza dos canais, na área energética.
Para quê estimular chakras?
Chakras são centros de captação, armazenamento e distribuição de energia vital. Chamam-se de rodas ou círculos por serem vórtices de energia – e, como tal, circulares.
Após os mantras e as palmas que os acompanham ocorre uma intensa irradiação de prána pelas palmas das mãos e podemos aplicá-las sobre um chakra que queiramos desenvolver, sobre uma articulação que desejamos melhorar ou sobre um órgão que precise de algum reforço de vitalidade ou regeneração
Para quê fazer mentalizações?
O objectivo da mentalização, através da visualização de imagens, é criar um arquétipo, um cliché na memória para facilitar a conversão do pensamento em acção concreta. É preciso exercitar no plano físico aquilo que se idealiza no plano mental.

Sem comentários:

Enviar um comentário