que enleva o espírito num apelo à beleza,
criando obras de arte corporais,
gerando esculturas viventes,
brotando umas das outras,
encadeadas por um subtil fio de continuidade
e de harmonia indescritível!
Assim como o escultor,
desbastando o bloco de pedra fria
faz surgir a obra prima que em seu interior
jazia,
da mesma forma o yôgin se transfigura e
deixa aflorar obra e artista na execução
coreográfica dessa dança milenar.
Isso é ásana!” DeRose
“Ásana é toda a posição firme e agradável”
(Tratado de Yôga, DeRose)
COMO OBTER MAIS FLEXIBILIDADE?
Se deseja alcançar mais flexibilidade e aumentar este progresso, explore a permanência em cada posição corporal, utilizando a regra de permanência, especialmente a Regra de Um segundo por Dia.
A Regra de um segundo por dia consiste em começar a permanecer apenas um segundo no primeiro dia, dois segundos no segundo dia, três segundos no terceiro, quatro no quarto e assim sucessivamente. Dessa forma, quando completar um ano estará a permanecer cerca de 365 segundos.
Tal procedimento só funciona e só é seguro se o praticante for disciplinado e sistemático, não falhando nenhum dia. Caso precise interromper um ou mais dias, deve regredir na sua permanência o número de segundos equivalente, aproximadamente, ao número de dias que ficou parado.
Evite atitudes extremadas de desconforto nas posições. As violentações com o seu próprio corpo impedem a sua evolução.
A técnica da contra-força permite-lhe também aumentar instantaneamente a progressão na flexibilidade. Consiste em dar a máxima flexão, em seguida, aplicar a força muscular no sentido oposto ao daquele, no qual deseja aumentar a flexibilidade.
A redução drástica do sal, dos queijos e das carnes na alimentação também ajudam bastante no aumento da capacidade de flexibilidade muscular e articular. O ideal é a eliminação do sal e das carnes.
Sem comentários:
Enviar um comentário